Como um grupo do Bhgrinos, 29 pessoas, fará uma viagem de 30 dias a Tailância, Vietnan, Laos e Camboja, decidimos criar um grupo de estudos a respeito destes quatros países como preparação para nossa viagem.

Este primeiro texto é de autoria de Lucy.

CAMBOJA   –   HISTORIA E POLÍTICA

 

Lucy Rabelo

 

  1. INDOCHINA

 

É uma região do Sudeste Asiático que inclui Vietnã, Laos, Camboja e, segundo algumas fontes, também Tailândia e Myanmar (antiga Birmânia).

O nome INDOCHINA surgiu porque essa região fica espremida entre duas grandes culturas asiáticas: a indiana (a oeste) e a chinesa (ao norte). O termo Indochina foi dado pelos franceses ao colonizarem os atuais países Vietnã, Laos e Camboja. Myanmar ficou sob domínio britânico.

 

  1. CAMBOJA

 

 

É um pais do sudeste asiático cujo nome oficial é Preahreacheanacharkr (ou Kampuchea).

É uma monarquia constitucional (reino) com o Rei como chefe de Estado e o 1º Ministro como chefe de governo.

– Capital: Phnon Pehn.

– Língua: Khmer (oficial), mais a vietnamita, chinês e francês.

– Religião predominante: budismo, mas também o catolicismo e islamismo são praticados.

– Moeda: Riel.

– Fuso horário: 10 horas à frente do horário de Brasilia.

 

            2.1: IMPÉRIO KHMER  –  ANGKOR

 

O Camboja teve seu período de glória quando fazia parte do Império Khmer, no qual Angkor era a capital.

 

Este império dominou um vasto território no Sudeste Asiático, entre os séculos 9 e 15, floresceu mais de 600 anos e teve sucessivos reis.

 

O centro do poder do império estava em Angkor. Embora não seja mais a capital, Angkor é a alma do Camboja e o orgulho do país, ainda hoje governado por reis. Era uma espécie de Império Romano do Oriente. A cidade sagrada ocupava uma área equivalente a cinco vezes Nova York. As ruínas de Angkor estão a 7 km de Siem Reap.

 

O reino permitiu a construção de templos monumentais, como Angkor Wat. Após a queda de Angkor, o Camboja foi governado como um vassalo entre seus vizinhos, até que foi colonizado pelos franceses, se tornando então, Colônia Francesa.

 

 

2-2. KHMER VERMELHO – POL POT

 

Partido comunista que governou o Camboja de 1975 a 1979, comandado pelo revolucionário líder Pol Pot.

Sob este regime comunista, a população do Camboja sofreu atrocidades. Foi um período turbulento e traumático. Foi um governo onde morreram milhões de pessoas, com inúmeros atentados contra os direitos humanos.

Pol Pot segundo diversos autores, foi responsável pela morte de 2 milhões de pessoas. Ele estudava em Paris, foi reprovado em seus estudos e perdeu a bolsa.

Tomado por ideais políticos e correntes filosóficas como marxismo, retornou ao Camboja em 1953 e juntou-se  ao movimento comunista. Tornou-se líder deste partido. Devido à perseguição do governante Norondon Sihanouk, precisou se refugiar na floresta. Foi aí que ele formou o Partido Guerrilheiro Khmer Vermelho, com o objetivo de derrubar o governo de Sihanouk. Foi um regime de terror.

Mais tarde o grupo Khmer Vermelho marchou sobre a cidade de Phnom Pehn, matando todos os funcionários do antigo regime e estrangeiros restantes no país. Levou o restante da população para os campos de trabalho, buscando uma utopia agrária comunista (inspirada na Revolução Cultural de Mao-Tsé-tung da China. Os conflitos duram até os anos de 1980.

 

  • SIEM REAP

 

É a cidade base para visitar o complexo de Angkor (que foi a capital do Império Khmer.

É uma cidade divertida, cortada por um rio de águas tranqüilas, sem prédios altos. Sua principal atração é o Complexo de Templos de Angkor, uma das modernas maravilhas do mundo. São centenas de templos e ruínas incríveis. Todo o Complexo foi construído na época do Império khmer e depois entrou em decadência.

Há muito cenário de filme para se ver por lá. Tomb Raider, com Angelina Jolie, teve cenas filmadas em Angkor.

 

 

 

 

TEMPLOS

 

São necessários pelo menos 02 dias para esta visita.  Tem o Templo de Angkor Wat, o Bayon e também impressionante Ta Prohn e outros que foram tomados pela vegetação.

 

  1. Angkor Wat – o mais famoso e preservado templo religioso desse período. É comparado às pirâmides do Egito, pela importância de sua construção. Construído pelo Rei Suryavarman II, em homenagem ao Deus Hindu Vishnu. Diz-se que o por do sol e o amanhecer em Angkor Wat é fantástico.
  2. TA Prohn – monumento que com o tempo se fundiu às raízes das árvores que, ao contrário da maioria, não foi restaurado. Permanece entregue à selva, como quando os franceses encontraram Angkor no fim do século 19. Foi cenário das aventuras de Lara Croft em Tomb Raider II.
  3. Bayon – este templo está no centro de Angkor Tom (grande cidade, cercada de muros e de um fosso, com cinco portões monumentais. Bayon fascina com suas 54 torres decoradas com 216 cabeças de pedra.

 

FONTES DE CONSULTAS

 

Google – Wikipédia – enciclopédia livre

Revista Viagem Turismo – Edição Especial

Atlas National Geographic

Blog da Lala Rebelo – Encantos do Camboja