Dando continuidade aos nossos estudos sobre os países que visitaremos em janeiro e fevereiro, um texto de Lile Maluf

Mausoléu de Hồ Chí Minh 

Texto: Lile Maluf

Resenha da Lonely Planet e Wikipédia

Seguindo a tradição de Lenin, Stalin e Mao,  foi construído em Hanoi o Mausoléu de Ho Chi Minh.  Edifício monumental de mármore, está localizado no centro da Praça Ba Ðình, o local onde Ho leu a Declaração da Independência, em 2 de setembro de 1945, que institui a República Democrática do Vietnã.  A estrutura tem 21,6 metros de altura e 41,2 metros de largura. Juntamente com o mausoléu há duas plataformas para visualização de desfiles. A praça em frente do mausoléu é dividida em 240 quadrados verdes separados por 1,4 metros de largura. Os jardins em torno do mausoléu tem mais de 240 espécies diferentes de plantas e flores, de diferentes regiões do Vietnã. O mausoléu é normalmente aberto diariamente das 9h00 ao meio-dia ao público.

Contrariando o desejo de Ho que pedia uma cremação simples e mais higiênica do que um enterro e que também preservaria a terra para fins agrícolas” e que desejava ainda ter suas cinzas espalhadas nas colinas do norte, centro e sul do Vietnam, após sua morte seu corpo foi embalsamado e   o mausoléu construído para abriga-lo. A União Soviética forneceu aos vietnamitas as tecnologias necessárias para o embalsamento e o caixão de cristal no qual o corpo de Ho está preservado. Depositado nas entranhas do edifício,  neste sarcófago de vidro, está o corpo frágil e pálido de Ho Chi Minh.  O mausoléu fica fechado por cerca de dois meses por ano, quando a manutenção do corpo embalsamado é feita na Rússia.

O mausoléu foi construído com materiais coletados de todas as partes do Vietnã entre 1973 e 1975. 

O telhado e o peristilo, dizem, evocam uma casa comunitária tradicional, ou dizem outros, uma flor de lótus, embora muitos turistas enxerguem apenas um cubículo de concreto com colunas.

A fila, que geralmente anda depressa, costuma serpentear por centenas de metros até a entrada do mausoléu. Uma vez no interior, é bom adotar uma velocidade lenta, mas regular, para passar pelo corpo de Ho. Guardas, em uniformes militares brancos fazem permanentemente a guarda do corpo. É uma sorte pegar a troca da guarda no lado de fora do mausoléu de Ho – a pompa e cerimônia exibidas aqui rivalizam as do evento britânico equivalente no Palácio de Buckingham.

Existem regras rigorosas sobre o comportamento no mausoléu, por exemplo, não se deve aparecer as pernas (portanto é proibido usar minissaias ou shorts), e é exigido silêncio total no mausoléu. O tabagismo, e fotografias ou filmagems do caixão de Ho ou qualquer outro local também são proibidas. Estas regras são aplicadas rigorosamente pelos agentes . É proibido também colocar as mãos nos bolsos. Chapéus têm de ser retirados e talvez peçam a você que guarde a mochila, o telefone e a câmera antes de entrar. É estritamente proibido tirar fotos no mausoléu.

A maioria dos visitantes é vietnamita e é interessante observar suas reações. Grande parte demonstra um respeito profundo por Ho Chi Minh, que é celebrado tanto por seu papel como libertador do povo vietnamita do colonialismo, como pela ideologia comunista. Esta visão é reforçada pelo sistema educacional do Vietnã, que enfatiza os feitos e proezas de Ho.

O Templo da Literatura, em Hanói, Vietnã: Van Mieu (Van Mieu)

Templo da literatura situa-se em HanóiVietnã. Seu nome é Van Mieu (Văn Miếu), cuja tradução literal significa o Templo da literatura. De acordo com o livro a história completa do grande Viet Nam, o Templo da literatura foi construído em honra de Confúcio no ano 1070 pelo rei Ly Thanh Tong.

Embora haja vários Mieu Vam  ou Templos da Literatura em torno de todo o Vietnã, o templo  localizado em Hanói é, sem dúvida, o mais famoso de todos eles.

Uma das razões de sua fama é ter sido a primeira Universidade de Viet Nam ou Academia imperial  em 1076. Ensinava composição literária, clássicos confucionistas, mandarim, etc, no ensino geral. Também nota que é um dos poucos lugares em todos os Viet Nam, dedicado a Confúcio, Viet Nam é principalmente budista.

Inicialmente, a universidade ou academia era restrita aos príncipes imperiais, nobres e a realeza  do país. Mais tarde, tiveram  acesso estudantes mais notórios do país. 

A universidade funcionou por 700 anos e diz-se que a dificuldade era tal que apenas um punhado de alunos foram capazes de superar as provas e obter a maior pontuação.

O nome desses alunos, 2313 (!) está esculpido em 116 telhas de pedra para a posteridade. 82 Das 116 telhas de pedra com o nome de todos e cada um desses alunos notórios estão preservados nos pátios do Templo da literatura em Hanói hoje. As telhas são parecidas com tartarugas (símbolo da longevidade na cultura vietnamita), também de pedra. É presságio de  boa sorte, tocar a cabeça de todas as tartarugas, razão pela qual o estado de conservação de algumas destas tartarugas não é muito bom.

Arquitetura do Templo da Literatura em Hanói (Vietnã)

O templo foi originalmente composta por 5 metros, alinhados um após o outro, mas, após o bombardeio francês de 1947, um deles foi destruído. O perímetro é cercado por paredes de tijolo, edifícios muito enfatiza os telhados, cuja acentuada cantos apontando para cima.

A entrada principal é composta de dois jardins (um terceiro jardim está fora do perímetro de tijolo), com pequenas piscinas ou lagos e árvores de cada lado. Estes motivos foram usados pelos estudantes para relaxar e esquecer a cidade que estava fora dos muros.

Através dos jardins, chegamos a parte central do complexo, com pequeno single-story em torno de um lago ou piscina edifícios quadrados, desta vez no centro. Esta parte do complexo é chamada constelação de literatura, lajes gravadas com os nomes dos alunos notórios . As lajes são, sem dúvida, a mais valiosa do templo.

A próxima parte do complexo é o salão principal, onde são estátuas de Confúcio e seus discípulos. Após esta sala, foi outrora a sede da Universidade, destruídas por bombas em francês no ano de 1947.

O Templo da Literatura é construído principalmente de tijolo e a entrada tem dois níveis, o nível mais baixo tem três portas: uma porta grande central, destinados para o rei, e duas portas laterais pequenas. A porta esquerda para conselho do rei, e direito à guarda real. No topo,  na entrada, caminhos de estátuas para proteger o templo de espíritos malignos e permitir o acesso ao interior dos espíritos bons.

Plano do Templo da Literatura, em Hanói, Vietnã.

 

Notas de curso Legal com o Templo da literatura em Hanoi (Vietname) no verso.
Templo da literatura é impresso no verso do bilhete de 100.000 VND (DONG vietnamita). Sua equivalência seria 4 €.

Lago Hanói: Lago Hoan Kiem Hoan Kiem 

                       Ponte “Huc”

                       Pagode Hoan Kiem Lake

                       Templo Ngoc Son 

Hoan Kiem é  um lago natural, de água doce, com cerca de 2m, 1,2 m  de profundidade e perímetro de 1750m, já registrado em escritos do século XV. Este lago, cuja tradução  é o lago da espada restaurada, situa-se no coração de Hanói, no distrito comercial de mesmo nome. Uma região de tráfego bastante intenso e caótico com a presença volumosa das motocicletas, mas abriga, contrastando com seu em torno,  num ambiente calmo, elementos da cultura  e arquitetura tradicionais vietnamita.

Segundo a lenda, imperador Le Loi foi perto do lago, delinear um plano para derrubar a invasão da China Ming dynasty. Se aproximou de uma tartaruga grande, (símbolo de longevidade no Vietname),  que trazia na boca uma espada com poderes mágicos. A espada, cujo nome é Thuận Thiên (vontade celestial), foi capaz de aumentar a força e a destreza de seu portador, uma força equivalente a 1000 homens. O imperador, com esta espada, entregue pela tartaruga, conseguiu bater o invasor chinês (Dinastia Ming).

Depois de vencer a batalha, o imperador Le Loi construiu a Pagoda para homenagear a tartaruga. Dentro dela, a tartaruga mumificada é preservada para a posteridade!

No Lago Hoàn Kiếm há uma ilha, (Templo da Montanha de Jade)! Verdadeiro cartão postal, este fascinante sítio histórico e religioso  é famoso por sua beleza singular. A ilha está ligada às margens por uma charmosa ponte em arco, de madeira vermelha, a ponte Huc (Sol Nascente). Desta ponte tem-se uma vista panorâmica para o lago, do Templo Ngoc Son e da Tháp Rùa (Torre da Tartaruga) do outro lado do lago. Ao entardecer, o lago fica iluminado pelo sol poente e proporciona um belo cenário .

Templo Ngoc Son

Existem muitos locais de importância cultural em torno do lago, mas o mais importante e sagrado é este templo que testemunhou todos os altos e baixos experimentados pelo Vietnam. O templo Ngoc Son (Templo do Monticulo de Jade) foi construído no outono de 1814. Pequeno e bonito é o templo budista mais antigo de Hanoi. Construído em um tradicional estilo vietnamita, sua entrada ornamentada  tem um belo desenho com todas suas características antigas mantidas intactas e é considerada uma das mais impressionantes da cidade. Seu interior tem duas estruturas conectadas entre si: uma do norte, dedicada ao general Tran Hung Dao y a Van Xuong e o pavilhão do sul, Tran Ba Paraná prevenção das grandes ondas, ( ressacas). A presença de uma estátua do Buda Amitabha indica  a diversidade da vida espiritual do povo do Vietnam.

O templo continua sendo usado como local de adoração. Pôde-se ver os monges em oração e sintir o cheiro de incensos. O templo é composto por diversos edifícios , inclusive a Torre Pen e o Đắc Nguyệt lâu (Pavilhão de Contemplação da Lua). O Memorial ao Mártir, próximo ao templo, presta homenagens àqueles que perderam suas vidas lutando pela independência do Vietnã. Há ainda a Torre da Pluma. Construída em pedra, seu ponto mais alto tem forma de pincel. Encontra-se escrito:  “Ta Thanh Thien” ( escrevendo no céu)! Há tb o tinteiro. Construído tb em pedra é sustentado por três rãs!